Por que algumas pessoas fazem grandes mudanças e outras não?
- Isis Brum
- 12 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2023
Por que algumas pessoas conseguem promover grandes transformações positivas em suas vidas enquanto outras patinam em tentativas frustradas?
Imagine uma pessoa que teve o pé amputado em consequência da diabetes. É uma consequência muito ruim da doença, mas que ocorre quando o diabético não controla adequadamente o seu quadro, ou seja, mantém velhos hábitos, como o sedentarismo e o consumo de açúcar.
Mesmo sabendo dos riscos, a mente doentia não segue as recomendações médicas e permanece "inocente" diante da doença, acreditando que com ela mesma não vai acontecer nada ou que são os médicos que exageram. A mente saudável compreende que, mesmo sendo desafiador, precisa abrir mão da autonegligência e mudar para viver.
As doenças e a forma como nos relacionamos com elas são uma ótima fonte de autoconhecimento. Primeiro, porque são o sintoma de que algo no sistema familiar ou no nosso emocional não está em ordem. Segundo, porque revelam o nível de consciência sobre nós e sobre como agimos conosco.
Veja se este exemplo faz sentido para você:
Na metafísica da doença, a diabetes revela amargura com a vida e o desejo de amar reprimido, pois esta pessoa pode entender, num nível muito profundo e inconsciente, que "amar é sofrer". Apesar de consumir doce excessivamente, sobrecarregando o organismo, o açúcar não é absorvido pelas células.
Nessa dinâmica, o doce representa o amor, a acolhida, o prazer e a energia de vida. Ou seja, tudo aquilo que não é autorizado àquele organismo vivenciar, melhor dizendo, absorver. A mente doentia busca compensar os seus medos e a sua autoproteção com comportamentos que se tornam doenças físicas.
Para reverter esse quadro, é necessário se autorresponsabilizar pelas próprias escolhas e abrir mão das exigências que resultam em necessidade de controle e medo. Esse é o caminho e não há desvios fáceis.
Ao buscar referenciais saudáveis, aprendendo a superar as dores do passado, fortalecendo o amor próprio e os recursos para lidar com perdas e frustrações, ressignificamos as nossas emoções e promovemos uma verdadeira higiene mental.
A mente saudável está interconectada com a essência interior e com a Vida, por isso mesmo, toma decisões em favor do nosso bem-estar. A mente doentia não tem essa percepção de forma clara e busca justificativas, explicações, para seguir em direção contrária, mantendo hábitos e relações tóxicas.
Qualquer que seja a escolha, o efeito dela em nós e nos outros é unicamente nossa responsabilidade.

Comments